A fundação

A Fundação Cerrados foi criada por iniciativa de um grupo de produtores de sementes de soja do Distrito Federal, Bahia, Minas Gerais e Goiás, e têm como metas promover e apoiar as pesquisas agropecuárias na região do cerrado, buscar a sustentabilidade do sistema produtivo, participar de programas de desenvolvimento tecnológico, social e econômico, além de prestar serviços técnicos, promovendo a região e atraindo investimentos. É uma entidade de cunho privado, sem fins lucrativos e de apoio à pesquisa e desenvolvimento da agricultura.

Como ação inicial a Fundação Cerrados celebrou um convênio em novembro de 1996 com a Embrapa Cerrados, Embrapa Soja e Embrapa Sementes Básicas, visando à criação de novas cultivares de soja, com alta produtividade e de ampla adaptação a região dos cerrados, através de métodos modernos de melhoramento, aliados às avançadas técnicas de biotecnologia.

Os resultados desta parceria, foram as cultivares de soja denominadas BRS CARLA, BRS CELESTE, BRS MILENA, BRS 217(FLORA), BRS 218(NINA), BRS PÉTALA, BRS ROSA,BRS RAIMUNDA E BRS 252(SERENA).

Em função de divergência com a Embrapa, no ano de 2001 o programa de pesquisa foi interrompido, mantendo-se apenas o convênio de exploração comercial das cultivares já existentes.

A partir de 2008, a Fundação Cerrados celebrou nova parceria com a Embrapa, e passou a conduzir novo programa de pesquisa, aproveitando o material que vinha sendo desenvolvido na Fundação Centro Oeste.
Como resultado da condução deste novo programa de pesquisa, foram lançadas a partir do ano de 2012,  cultivares com características que atendem a demanda atual do mercado de sementes, ou seja, precocidade, crescimento indeterminado, arquitetura de planta favorável a aplicação de defensivos, atualidade tecnológica como convencionais, resistência a glifosato, resistência a lagartas e  resistência ao herbicida soyvance, além de dar especial atenção a conseguir resistência genética a um dos principais problemas da soja: os nematoides, tanto os causadores  de galhas como os de cisto e lesões de raiz. As principais características de cada cultivar podem ser acessadas através deste site.

Atualmente a Fundação  Cerrados é composta por um pequeno grupo de quinze produtores de sementes situados na  Região do Distrito Federal e entorno, estados do Mato Grosso, Goiás, Bahia, Maranhão e Minas Gerais.
Numa tentativa de ampliar a área de atuação da Fundação, estamos abrindo a oportunidade de inclusão ao grupo de novos produtores, que estejam situados em regiões ainda não totalmente assistidas comercialmente pelos cotistas atuais e que venham a contribuir para fortalecer cada vês mais o nosso grupo.

A adesão ao nosso convênio é feita através de uma doação inicial no valor correspondente ao investimento que cada  um dos parceiros aplicou no programa de pesquisa desde o ano de 2008.

You are donating to : Greennature Foundation

How much would you like to donate?
$10 $20 $30
Would you like to make regular donations? I would like to make donation(s)
How many times would you like this to recur? (including this payment) *
Name *
Last Name *
Email *
Phone
Address
Additional Note
paypalstripe
Loading...